quarta-feira, 13 de março de 2013


Sociedade do conhecimento: uma sociedade sem fronteiras

A Era do Conhecimento tem sido caracterizada por constantes mudanças impostas pelo mundo moderno levando a sociedade a uma competitividade cada vez mais acirrada, sendo a “inovação” e a “produtividade” as molas propulsoras dessa mutação.
O cenário que tem sido construído, principalmente a partir do século XX, seja ele no âmbito empresarial ou nas relações entre países, é marcado pela busca de inovação tecnológica, objetivando introduzir no mercado novas ideias que, consequentemente, levam à criação de novos produtos, serviços, novas técnicas de gestão e planejamento.


 Sociedade em Rede

A sociedade em rede, como a conhecemos atualmente, é um conjunto de seres humanos que partilham interesses comuns, ligados por pontos e ferramentas que facilitam a comunicação e a partilha de experiências entre si. Nesta partilha colectiva, cada indivíduo ruma ao descobrimento de sua individual e colectiva.



Cibercultura

A cibercultura é um estabelecimento de relações, uma aproximação entre indivíduos, através das novas ferramentas virtuais. Abrange atitudes como : voto eletrônico, home banking, inscrições via internet. Se você se informa através deste site, se cadastra neste site e compartilha isto com outra pessoas, podemos afirmar que você é um “ciberculto”.






Ciberespaço

O ciberespaço é definido como um mundo virtual porque está presente em potência, é um espaço desterritorializante. Esse mundo não é palpável, mas existe de outra forma, outra realidade. O ciberespaço existe em um local indefinido, desconhecido, cheio de devires e possibilidades. Não podemos, sequer, afirmar que o ciberespaço está presente nos computadores, tampouco nas redes, afinal, onde fica o ciberespaço? Para onde vai todo esse “mundo” quando desligamos os nossos computadores? É esse caráter fluido do ciberespaço que o torna virtual.




Imigrantes Digitais

Marc Prensky -Os imigrantes digitais são os que chegaram à tecnologia digital mais tarde na vida e, por isso, precisaram se adaptar.


Nativos Digitais 

Marc Prensky - Nativos digitais são aqueles que cresceram cercados por tecnologias digitais. Para eles, a tecnologia analógica do século 20 ­--como câmeras de vídeo, telefones com fio, informação não conectada (livros, por exemplo), internet discada-- é velha. Os nativos digitais cresceram com a tecnologia digital e usaram isso brincando, por isso não têm medo dela, a veem como um aliado.





Um comentário: