quarta-feira, 13 de março de 2013



Sociedade do conhecimento
Em um mundo moderno onde a única certeza é a mudança, apenas o conhecimento é uma fonte segura de vantagem competitiva. O conhecimento passou a ocupar uma posição essencial no desenvolvimento das forças produtivas. As empresas de sucesso são aquelas que, de forma consistente, criam novos conhecimentos, os disseminam e os incorporam para gerar novas tecnologias e produtos. Isso caracteriza a empresa criadora de conhecimento cuja inovação contínua é seu negócio.
Geraldo Magela Machado
  http://www.jornalpequeno.com.br/ 11/03/2013 às 20h12min h
Sociedade da informação
Na sociedade da informação, onde cada vez mais fica fortalecido o conceito da dimensão digital, muitas empresas recorrem, como estratégias competitivas, ao e-business e a gestão de pessoas, a e-GP, que é uma estratégia que utiliza meios digitais e tecnologias de rede, para agilizar e aperfeiçoar os serviços para seus clientes, gerentes e colaboradores.   
Geraldo Magela Machado
       http://www.infoescola.com 12/03/2013 às 18h27min
Sociedade em rede
A SOCIEDADE é formada por todos os seres humanos que ocupam um determinado espaço num determinado tempo.
A REDE é um conjunto de nós interligados por relações aleatórias que permitem o fluxo de informação. Abstraindo essa definição para a nossa sociedade, pode-se considerar que a primeira rede da qual fazemos parte é a família.
Rui Páscoa
  http://mpel.ruipascoa.net às 18h38min 12/03/2013
Cibecultura
A cibercultura é a relação entre as tecnologias de comunicação, informação e a cultura, emergentes a partir da convergência informatização/telecomunicação na década de 1970. Trata-se de uma nova relação entre tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea (Lemos, 2002).  
 Caroline Diel e Giovana Basso
                                   http://discutindocomunicacao.wordpress.com/ 12/03/2013  às18:46 h

Ciberespaço
Atualmente, Ciberespaço e Internet se tornaram sinônimos, o motivo é muito simples: é especialmente na rede que grande parte das características do Ciberespaço se manifesta. Tornam-se quase uma coisa só ou a mesma coisa. É  na Internet que se tornam mais visíveis os fluxos informacionais que acontecem pelo mundo, destituídos de fronteiras e independentes de posições geográficas.
FÁBIO OLIVEIRA NUNES
 http://www.fabiofon.com/    12/03/2013 ÀS 18:57h
Imigrantes digitais
Imigrantes digitais são aqueles que falam a linguagem digital com sotaque, e que revelam dificuldades em compreender e expressar-se digitalmente.

Nativos digitais

Nativos digitais são aqueles que cresceram cercados por tecnologias digitais. Para eles, a tecnologia analógica do século 20 ­--como câmeras de vídeo, telefones com fio, informação não conectada (livros, por exemplo), internet discada-- é velha. Os nativos digitais cresceram com a tecnologia digital e usaram isso brincando, por isso não têm medo dela, a veem como um aliado. Já os imigrantes digitais são os que chegaram à tecnologia digital mais tarde na vida e, por isso, precisaram se adaptar.
Marc Prensky


Um comentário: